6 de novembro de 2007

Nightwish - Dark Passion Play

Universal/13 faixas/01:15:43



Por Heder Osny

Quando eu conheci o Nightwish, foi através de seu primeiro álbum, Angels Fall First, eu fiquei surpreso com sua proposta. Já naquele tempo, heavy metal com vocais femininos estava longe de ser uma novidade, mas ainda não havia se tornado algo tão genérico e clonado quanto é hoje. Mas enfim, o debut do Nightwish me fisgou logo de cara, e a enxurrada de bandas pseudogóticas/pseudometálicas que surgiu em seguida fez com que eu perdesse interesse tanto pelo conceito de metal com vocais femininos quanto pelo próprio Nightwish. Depois que a vocalista Tarja Turunen foi demitida da banda, eu fiquei na expectativa a respeito do que viria a seguir. E depois de dois anos, finalmente descubro que vale a pena ouvir Nightwish novamente! Este Dark Passion Play é algo que a banda havia deixado de fazer por MUITO tempo: Um disco de METAL! Metal com partes ÉPICAS, inclusive! O vocal do baixista Marco Hietala está MUITO presente neste álbum, concedendo uma agressividade que eu sempre senti falta no som da banda. Faixas como The Poet and the Pendulum, Seven Days to the Wolves, Whoever will Bring the Rain, Meadows of Heaven (com um coro espetacular no final!) e Bye, Bye Beautiful (esta última uma "homenagem" à ex-vocalista, sempre referida pela banda como "Diva") mostram uma banda de metal CONSISTENTE, com bom uso de teclados e alternância entre vocais femininos e masculinos. Muito bom!
Eles passaram pelo teste de perder uma figura carismática e manter a qualidade de forma VISIVEL (ou devo dizer AUDIVEL?). Agora que venham os próximos plays e os adolescentes jogando fora as camisetas com o rosto da Tarja!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...